Rio de Janeiro recebe a 6ª edição do Scrum Gathering

Nos dias 27, 28 e 29 de junho de 2019, o Rio de Janeiro receberá a sexta edição do Scrum Gathering©, com a chancela da Scrum Alliance. Ferramenta de gestão ágil, o Scrum é um método usado para a administração de projetos, com ciclos curtos e resultados constantes, dinamizando e facilitando mudanças, diferente de processos engessados e burocráticos.

Além do Scrum, o evento traz palestras sobre outros métodos ágeis e diversas formas de adotá-los, não só na tecnologia, onde foi mais difundido nos últimos anos, mas fora da área técnica também. Durante os três dias, serão apresentadas palestras e workshops divididos em seis temas centrais, também chamados de trilhas.

Entre os nomes da edição 2019 do Scrum Gathering Rio está Klaus Leopold. Doutor em ciências da computação, foi um dos primeiros instrutores e coaches de Kanban no mundo. Possui muitos anos de experiência ajudando organizações de diferentes áreas em suas jornadas de transformação ágil. Leopold é autor do best-seller de gestão organizacional “Rethinking Agile”, do livro “Pratical Kanban” e coautor do livro “Kanban Change Leadership”. Atualmente, se dedica à transformação ágil de empresas, através do Lean Business Agility e também de palestras nas principais conferências ao redor do mundo.

Outra presença confirmada é Willy Wijnands. Apaixonado professor de ciências do Ashram College em Alphen aan de Rijn e de Aikido, já treinou mais de 650 professores em todo mundo e trabalhou com 2000 alunos usando o eduScrum em todas as aulas. É o fundador da eduScrum, cofundador da iniciativa mundial “Agile in Education”, coautor do guia eduScrum, do livro “Scrum in Actie” e também de “Agile and Lean Concepts for Teaching and Learning”.

Mariana Zaparolli também será palestrante do Scrum Gathering Rio 2019. Experimentadora e disseminadora da cultura ágil desde 2013, atua com Agile Coaching e Governança Lean de portfólio há três anos, catalisando a agilidade no Pagseguro. Participa ativamente das comunidades de agilidade, compartilhando experiências e aprendizados em debates e palestras. Acredita que ambientes de trabalho podem proporcionar realização associada a propósito, com empoderamento responsável das pessoas e crescimento colaborativo. Construiu sua carreira em Tecnologia com desenvolvimento de sistemas, gestão de projetos e portfólio. É Engenheira de Computação (FURG-RS) com mestrado em Computação Musical (IME-USP).

Trilhas:

– Agile Everywhere: Agilidade pode ser aplicada em qualquer contexto. Muito além da TI, onde os principais métodos ágeis nasceram, o Ágil vem transformando o mundo do trabalho dentro dos mais diversos tipos de conhecimento.

– Agile Management: Qual é o caminho para uma gestão verdadeiramente ágil? Dentro da transformação das organizações, a gestão tem um papel fundamental e influencia diretamente na cultura de melhoria contínua. Essa trilha apresenta os principais desafios de gestão vividos dentro da Agilidade.

– Coaching e Facilitation: O Coaching e a Facilitação são muito importantes dentro de ambientes criativos e produtivos, principalmente quando o foco está no aprendizado e na melhoria contínua. Essa trilha apresenta técnicas, cases e também as principais tendências praticadas atualmente.

– Product Management: Nada é mais ineficiente do que construir um produto que ninguém quer usar. Esta trilha discute o futuro da Gestão Ágil de Produtos, desde a definição do que fazer, passando pela estratégia de produto até o uso de métricas para entender mais sobre os usuários e o próprio produto.

– Technical Excellence:

Esta trilha dedica-se às discussões técnicas do seu time ou organização. O time é Ágil, mas ele está realmente construindo o Software com qualidade e da melhor forma? Essa trilha apresenta técnicas e ferramentas de automação.

– Trends:

Aqui serão apresentadas as tendências no mundo da Agilidade, na área técnica, de produtos, cultural e organizacional.

“Atualmente, muito se fala em métodos ágeis, mas poucos sabem como utilizá-los. O Scrum Gathering será uma oportunidade de o público entender na prática, além trocar experiências, exercitar os conceitos aprendidos, discutir desafios e entender uma nova realidade no mercado profissional das mais variadas áreas.” Explica Marcos Garrido, sócio fundador da Knowledge21, empresa que traz o evento para a cidade.

“A gestão ágil, que antes era somente utilizada por profissionais de TI, atualmente pode e deve ser implantada nas mais variadas áreas. É uma mudança de cultura nas organizações, além de fonte de recursos para empresários, administradores, advogados, médicos, comunicadores, entre outras profissões. Como o próprio manifesto ágil afirma: devemos focar em indivíduos e interações mais do que em processos e ferramentas”, completa Garrido.

As inscrições para o Scrum Gathering podem ser feitas através do site https://scrumrio.com O valor do investimento, para os três dias de evento, é de 660 reais.

E-Commerce News

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *