kit de ferramentas de design thinking para Análise de Impacto Regulatório

A Anvisa lançou o kit de ferramentas de design thinking aplicado à Análise de Impacto Regulatório (AIR). Para quem não está familiarizado com o nome em inglês, o termo design thinking é utilizado para denominar uma ferramenta que privilegia a celeridade, a empatia, a criatividade e a usabilidade. O kit pode ser acessado aqui.   

O lançamento ocorreu no painel sobre “Inovação em modelos regulatórios”, na 5ª Semana de Inovação, realizada em Brasília (DF). O painel contou com a participação de representantes do Ministério da Economia (ME), do Tribunal de Contas da União (TCU), da Controladoria-Geral da União (CGU), da Universidade de Brasília (UnB) e de outras agências reguladoras.  

No kit, a Anvisa apresenta conceitos, ferramentas e técnicas de facilitação para utilização do design thinking no processo de AIR. Com isso, as áreas técnicas da Agência podem realizar AIR por meio de um método de condução sobre o qual são aplicadas ferramentas do design thinking, o que significa uma abordagem que busca a solução de problemas de forma coletiva e colaborativa. 

Análise de Impacto Regulatório (AIR) 

A AIR é um processo que institucionaliza uma sequência de reflexões necessárias para o desenvolvimento de uma política regulatória. Baseia-se em estruturas e métodos para analisar o problema, desenvolver objetivos regulatórios, identificar opções regulatórias e estimar seus impactos, de modo a permitir a otimização do desenho das políticas. 

Por Ascom/Anvisa
PFARMA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *