O que é Mentoria na Gestão de Negócios?

Era uma vez um homem chamado Odisseu que estava de partida para a Guerra de Tróia. Antes de partir, porém, ele decidiu deixar sua propriedade e seu filho, Telêmaco, sob os cuidados de seu amigo Mentor. Foi Mentor quem guiou o menino enquanto ele crescia.

Muitos séculos depois de Homero ter contado essa história em Odisseia, a palavra mentor saiu do idioma grego e foi tornando-se popular no ambiente de negócios para se referir a alguém com sabedoria, experiência e disposição para compartilhar conhecimentos.

Contudo, de uns anos para cá o termo vem ganhando cada vez mais força especialmente quando o assunto é Mentoria na Gestão de Negócios. Junto com ele, outros têm recebido igual destaque: consultoria e coaching empresarial. Muitas pessoas acham que se tratam de sinônimos, o que é um grande erro. Para entender o que é mentoria e como ela se difere dos outros termos, confira o artigo que preparamos.

O que é Mentoria na Gestão de Negócios?

A mentoria foca na vida profissional do mentorado, auxiliando para que ele atinja seus objetivos profissionais. O mentor não tem o propósito de treinar competências, pois seu objetivo é incentivar a autonomia para ajudar o gestor a tornar-se protagonista. Por isso, mentores são profissionais experientes e possuem vasto conhecimento na área em que atuam.

Mentores podem auxiliar profissionais com desafios no desenvolvimento de suas carreiras , orientando-os nos melhores caminhos a seguir. O viés da mentoria é, portanto, profissional e sua aplicação é mais específica.

A Mentoria na Gestão de Negócios segue a mesma linha, sendo que a relação é entre o mentor, o proprietário do negócio ou, ainda, outros tomadores de decisão. Nesse caso, ela trabalha com um pensamento estratégico, ou seja, com uma visão de futuro. Para isso, a mentoria analisa as práticas de negócio em qualquer momento do ciclo de vida empresarial e define ações para apoiar o crescimento da organização.

Benefícios da Mentoria na Gestão de Negócios

Como falamos, a mentoria é específica. Em outras palavras, ela foca em um objetivo, como por exemplo o crescimento organizacional. Vários benefícios são encontrados em serviços de mentoria, como:

  • Redução de risco em tomadas de decisão: quando se tem uma empresa com mentores experientes que entendem e compartilham seus pontos de vistas em um nível mais profundo, o mentorado passa a explorar melhor suas opções.
  • Progresso mais rápido: a mentoria na gestão de negócios consegue identificar quais ações precisam ser tomadas para atingir o resultado desejado. Com tempo e energia focados e direcionados, os objetivos são atingidos mais rapidamente.

Além disso, o trabalho de mentoria na gestão de negócios consegue maximizar os pontos positivos da empresa, preparando-a para atingir outros patamares. Outro fator importante dos mentores é em fornecer diferentes perspectivas na análise de problemas e situações rotineiras. Por exemplo, como proprietário de um negócio você precisará olhar para sua empresa com os olhos do cliente, de um investidor em potencial ou de acionistas.

Mentoria Empresarial é o mesmo que Consultoria?

Apesar de haver muita confusão entre os termos, o trabalho da consultoria apresenta uma proposta específica para um projeto da empresa. Por exemplo, consultoria em gestão de projetos ou gestão de riscos.

A consultoria organizacional busca soluções para a empresa, sendo que para isso o consultor segue etapas como diagnóstico, análise, planejamento e execução, sempre trabalhando em cima de algo pontual. Observe que é bem diferente do trabalho de coaching, como veremos a seguir.

O que é Coaching e como funciona?

O Mentor, de Homero, foi o homem que guiou o filho de Odisseu enquanto ele crescia. O coach também guia o seu coachee (pessoa que contrata o serviço de coaching), no entanto, ele não é necessariamente uma pessoa com experiência no ramo de atuação do seu cliente.

O trabalho de coaching consiste em fazer o cliente refletir a ter novos insights de carreira ou até mesmo pessoais. Por isso, o coach utiliza ferramentas cujo objetivo é o autoconhecimento. No ambiente organizacional os serviços de coaching empresarial são realizados geralmente em conjunto com a área de Recursos Humanos para potencializar o envolvimento dos colaboradores.

Mentoria x Coaching x Consultoria: qual escolher?

Tudo depende, claro, do objetivo do seu negócio. Para você não ficar com dúvidas, separamos cada um a seguir:

  • Um consultor pode ser uma pessoa ou uma empresa que você contratará para apoiá-lo em alguma esfera do seu negócio. Consultores possuem experiência, recursos e conhecimento. O foco da consultoria organizacional não é em desenvolver habilidades, mas sim em atingir objetivos pontuais, como por exemplo, implantar a Gestão de Riscos.
  • Um coach foca em melhorar o desempenho do seu coachee, podendo ser uma empresa ou um indivíduo. Esse desempenho pode ser tanto em aspectos de liderança quanto de negócios ou pessoais. Um coach leva seu cliente a um processo de desenvolvimento de habilidades por meio de questionamentos que guiam o coachee ao atingimento das metas desejadas.
  • Uma mentoria é um processo de orientação no qual um profissional mais experiente conduz seus mentorados rumo ao crescimento, sendo que o viés da mentoria é profissional. A Mentoria na Gestão de Negócios apoia os mentorados a desenvolverem ações ou tomarem decisões que superem barreiras e dificuldades que estejam bloqueando o sucesso da empresa. Assim, se pensarmos em mentoria versus consultoria vemos que o primeiro faz um trabalho mais amplo, pois o mentor analisa todas as esferas da organização para traçar um plano que leve o negócio ao próximo patamar.

Como você pode ver, são três conceitos bem diferentes e que são úteis para fins determinados. Sugerimos a leitura do artigo Sobrevivência e mortalidade das empresas: o ciclo de vida das organizações que poderá ajudá-lo a compreender a situação atual da sua empresa. Quem sabe não esteja na hora de pensar em mentoria na gestão de negócios?

Fonte > Glic Fàs
por Renata Freitas Camargo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *