O que é o Life Coaching: Um guia completo sobre o coaching de vida

O que você faria se pudesse ter tudo o que sempre quis para a sua vida?

O Life Coaching, ou Coaching de Vida, é um processo de autoconhecimento, auto melhora e desenvolvimento de habilidades que abrange todos os aspectos da sua vida.

Ele parte do princípio de que uma vida feliz começa no equilíbrio de todas as suas áreas. Ou seja, a sua vida familiar, profissional e social devem estar em harmonia para que sua felicidade seja consistente e duradoura.

Atualmente, o estresse e sentimentos negativos já são parte inseparável da rotina da maioria das pessoas. Claro, todo o ser humano tem momentos ruins às vezes. No entanto, focar-se nesses aspectos de maneira excessiva acaba ofuscando o lado positivo da vida, impedindo as pessoas de evoluir.

O life coaching é capaz de fornecer as ferramentas necessárias para ver as coisas de outra maneira. Com ele, você vai aprender técnicas e conceitos poderosos para deixar a sua vida mais feliz e proveitosa.

Como efeito, é muito mais fácil se manter motivado e em plenas condições para atingir todos os seus objetivos, seja no âmbito pessoal ou profissional.

Quer transformar a sua vida e tornar os seus sonhos realidade? Continue a ler esse post e descubra como o life coaching pode te ajudar nessa jornada:

O que é Life Coaching?

O Life Coaching, ou Coaching de Vida, nada mais é do que aplicar as técnicas e metodologias do coaching de forma a abranger todos os setores da vida. Ele contemplará a definição de metas, desenvolvimento de habilidades e elaboração de estratégias para atingir seus objetivos em todos os aspectos: pessoal, profissional, social, de saúde e até mesmo espiritual.

O life coaching é focado em identificar suas barreiras e crenças limitantes, a fim de desenvolver habilidades para superá-las. Além disso, te ajudará a conhecer melhor seus sonhos e objetivos, à medida em que a imersão evolue.

O coach será capacitado na formação para utilizar técnicas e métodos cientificamente validados que possibilitam a dissolução de conceitos limitadores e hábitos improdutivos. Essas técnicas estão apoiadas por conhecimentos provenientes de diversas ciências, como a psicologia, filosofia e sociologia.

Um dos principais focos do life coaching é promover o equilíbrio de todos os âmbitos da vida. Para alcançar a qualidade de vida, por exemplo, não adianta ter excelentes resultados no trabalho, mas não ter um bom relacionamento com a sua família.

Basicamente, a vida é como um sistema. Nele, todas as partes devem estar em bom funcionamento e bem encaixadas.

Se você tiver um problema em uma das áreas da sua vida, ele tende a aumentar com o tempo. Quanto maior a demora em reconhecer e adereçar o problema, mais grave ele se torna. Com o tempo, pode tomar conta de outras áreas da vida e se tornar um verdadeiro bloqueio do seu potencial de crescimento.

Com isso em mente, o life coaching visa contemplar todos os setores da vida, garantindo não apenas a dissolução de barreiras em cada um deles, mas também o equilíbro.

Quais as principais diferenças do Life Coaching?

A abordagem do life coaching busca ser mais ampla. No entanto, cada indivíduo possui um tipo de necessidade. Para contemplar essa diversidade, existem segmentos mais específicos que alguns profissionais podem seguir. Eles são chamados de nichos. Confira alguns exemplos:

  • família;
  • crianças;
  • emagrecimento;
  • emoções;
  • comunicação.

O foco do life coaching, no entanto, é promover o equilíbrio entre todos os fatores da sua vida.

Em relação aos outros tipos de processo, então, podemos dizer que o Life Coaching é mais abrangente. Embora ele contribua para o desenvolvimento em todas as áreas da sua vida, incluindo a profissional, pode ser que você tenha um objetivo mais definido. Por exemplo, vamos supor que você queira ser um líder na sua equipe. Nesse caso, um coaching de liderança ou de carreira pode ser mais efetivo.

A beleza do coaching é justamente a possibilidade de direcionar o treinamento para onde quiser, quantas vezes quiser. A diferença entre um tipo de coaching e outro está no foco e aprofundamento. O objetivo é sempre o mesmo: prepará-lo para a conquista das suas metas e sonhos.

O Life Coaching realmente funciona?

O Life Coaching tem transformado a vida de muitas pessoas. Afinal, ter o controle da própria vida e saber que você tem o poder de realizar os seus sonhos é algo excelente, não é?

Existem muitas pessoas infelizes com o andamento das suas vidas, que não conseguem identificar as razões dos seus problemas. Isto é, as causas dos sentimentos negativos e sensações de fracasso e frustração.

Muitas vezes, mesmo depois de diversas tentativas, os resultados não saem como o esperado. Isso acontece porque, sem perceber, reproduzimos os mesmos padrões de comportamento e alimentamos crenças limitantes. Geralmente essas características são adquiridas ainda na infância, por isso são difíceis de identificar e mudar sem ajuda.

Os problemas trazidos pelas barreiras e autolimitações vão além da frustração e dificuldade para avançar na vida. Lidar com frequência com altos níveis de estresse e não saber como controlar as emoções pode levar a diversos problemas de saúde, como obesidade e depressão.

Com o estilo de vida predominante na sociedade atualmente, é um desafio trabalhar, dar atenção aos filhos, estudar e ter uma vida social ao mesmo tempo. Essa falta de equilíbrio, no entanto, pode desencadear todo tipo de problema.

A maioria das pessoas acaba por desistir dos seus maiores sonhos e objetivos. Mas isso não é uma solução, e não deveria ser uma opção!

O life coaching é capaz de desenvolver competências que possibilitam a superação desses obstáculos. Ele te ajudará a ir em busca da sua melhor versão e conseguir o que sempre desejou.

O life coaching dá certo porque está apoiado em métodos científicos e de eficiência comprovada. O coach é um profissional preparado para ajudar o coachee a identificar os pontos que devem ser melhorados, definir suas metas, se conhecer melhor e, de maneira geral, evoluir.

O coach não oferece respostas prontas, nem “fórmulas mágicas” para o sucesso. Parte da efetividade do método se deve ao foco em ensinar o coachee a elaborar as próprias soluções. O life coaching ensina habilidades para decidir como sua vida deve ser e alcançar esse objetivo.

Diferentes tipos de life coaching

Além do life coaching, você encontra outros processos mais específicos, de acordo com os objetivos e metas do coachee.

O coaching veio para ficar. Sua popularidade cresce de maneira exponencial, dado a eficiência e abrangência do método.

Existem muitas aplicações e oportunidades no mundo do coaching, e elas não param de crescer. Cada vez mais estudiosos se dedicam a desenvolver novas técnicas e especializar-se em novas áreas onde o coaching pode ser aplicado.

Para você ter dimensão dos processos existentes, vamos listar os mais conhecidos:

  • Coaching executivo: esse programa de coaching é totalmente voltado para o meio profissional. Com ele, você poderá emergir em nichos como, liderança, aumento de produtividade, gestão de pessoas, vendas, negócios e muitos outros.
  • Coaching esportivo: o processo utiliza técnicas para aumentar a performance de atletas e ajudá-los a superar seus limites.
  • Coaching de carreira: esse tipo de coaching tem foco em transformar a sua carreira no que você realmente sonhou, através de conceitos e atividades específicas aos seus objetivos.
  • Coaching de relacionamento: o processo é voltado para casais. Geralmente, as técnicas utilizadas são para o gerenciamento de conflitos e a aceitação dos defeitos um do outro.
  • Coaching financeiro: esse programa tem como foco melhorar a sua relação com o dinheiro. Com ele, você vai aprender como gerenciar as suas finanças e viver de acordo com o seu padrão de vida.

Principais benefícios do life coaching para sua vida

Agora que você já sabe o que é o life coaching, que tal conhecer os benefícios que ele pode trazer para a sua vida?

Lembre-se de que o resultado final depende também da dedicação do coachee. Então, quanto mais você se dedicar, maior será a efetividade do programa.

Entenda melhor a quantidade de benefícios que o life coaching pode trazer vendo alguns exemplos:

  • Aumento da autoestima;
  • Desenvolvimento de gratidão;
  • Autoconhecimento;
  • Aumento da autoconfiança;
  • Preparo para enfrentar novos desafios;
  • Desenvolvimento pessoal;
  • Gerenciamento de estresse;
  • Desenvolvimento de crenças e pensamentos positivos;
  • Definição de prioridades e utilização mais eficiente do tempo;
  • Aumento da qualidade de vida;
  • Percepção entre o necessário e o supérfluo;
  • Motivação para buscar o melhor para si e para as outras pessoas;
  • Desenvolvimento de capacidades e talentos;
  • Melhor controle de todos os aspectos da vida;
  • Definição dos seus objetivos futuros.

Fonte (material resumido) > SBCOACHING

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *