Qual é a importância da governança corporativa para as empresas?

A governança corporativa é um processo usado por empresas em expansão para normatizar procedimentos e fluxos de informação e ampliar a estrutura organizacional, à medida que as operações se tornam mais complexas.

Nesse cenário, ela atua como um modelo de gestão para que a estrutura organizacional seja uniforme e controlada pela diretoria da companhia.

Quer saber mais sobre a importância da governança corporativa para as empresas? Então continue a leitura!

O que é governança corporativa?

Trata-se de um processo no qual é determinada a forma como a companhia é administrada, refletindo no regulamento interno da organização, em suas políticas e na cultura.

Assim, a governança corporativa tem o objetivo de levar a empresa a um sistema de gestão de excelência e com políticas alinhadas ao compliance digital.

Ainda dentro desse conceito, é a maneira como as corporações são controladas e dirigidas por seus diretores e sócios.

Nesse cenário, o intuito da governança corporativa é promover a transparência, para que haja clareza quanto às suas ações aos diversos tipos de público da companhia.

Logo, em um mundo globalizado, torna-se cada vez mais necessária, pois gera valor para os atos da instituição, o que também pode ser usado como um diferencial competitivo.

Quais são os conceitos de governança corporativa?

A própria expressão governança corporativa conquista evidências e interesses de forma crescente dentro das organizações, sendo regida por conceitos fundamentais.

Veja-os a seguir:

  • transparência: ao divulgar as ações da empresa de forma clara e socialmente responsável, sejam esses fatos positivos, sejam eles negativos, as companhias criam uma rede de confiança com todos os seus públicos de relacionamento, o que inclui funcionários e clientes;
  • responsabilidade corporativa: a responsabilidade corporativa tem como pilar a valorização da sustentabilidade — de ordem social e ambiental — da corporação; e como objetivo, a sua longevidade;
  • equidade: o conceito de equidade está relacionado ao igual tratamento de todos os sócios e partes interessadas no negócio;
  • prestação de contas: é a justificativa e a divulgação de dados que ocorrem quando os gestores da companhia revelam os resultados de seus atos, omissões e tomadas de decisões.

Qual é a importância e os impactos da governança corporativa?

Até aqui você pôde perceber que a governança corporativa está relacionada ao alinhamento de interesses.

Também tem como objetivo a preservação e a otimização do valor econômico de longo prazo na corporação, o que colabora para uma maior qualidade das tomadas de decisão.

Assim, a sua importância está atrelada a diversos valores, a destacar:

  • melhor desempenho operacional;
  • inibição do uso privilegiado de informações;
  • maior visibilidade de mercado;
  • facilidade na captação de recursos;
  • prevenção de problemas, erros e fraudes;
  • menor custo de capital;
  • como a tomada de decisão é descentralizada, diminuição do abuso do poder;
  • menos conflito de interesses.

Veja que existe uma gama de possibilidades possíveis que representam soluções para dores comuns a qualquer negócio.

A importância da governança corporativa nas empresas se mostra na atração de investidores e no desenvolvimento de fortes relacionamentos com os clientes.

É uma estratégia de gestão eficiente para todas as empresas em processo de expansão ou que desejam normatizar seus processos.

Por Wesley, em Jornal Contábil

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *