Como a consultoria empresarial pode alavancar negócios de forma estratégica

Quando um negócio cresce, é natural que novas demandas apareçam. Empresários e empresárias precisam, muitas vezes, reestruturar áreas da empresa e reinventar a atuação e a organização interna é um desafio. 

Nesse sentido, uma consultoria empresarial é, na maioria dos casos, um dos melhores caminhos. Por isso, hoje conversamos com Roberto Vilela, especialista da área, para saber como isso pode fortalecer negócios, quais os principais benefícios e o momento certo de buscar auxílio. Confira o Economia SC Drops abaixo:

Como a consultoria empresarial pode fortalecer negócios?

Roberto: A consultoria empresarial é um suporte fundamental para a alavancagem de negócios. Ela ajuda a otimizar processos internos e planejar estratégias que permitam a consolidação dos negócios dentro do mercado. Com o cenário volátil dos últimos tempos, a consultoria empresarial proporciona melhor entendimento dos detalhes e a criação de um planejamento de ação baseado nas especificidades da empresa. Além de proporcionar uma conexão com outros modais de negócios.

Quais os principais motivos de uma empresa buscar esse serviço?
Roberto
: Normalmente por conta de crescimento ou dificuldades no mercado. Alguns negócios, quando expostos a situações novas, não sabem com exatidão as melhores ações a serem tomadas, como aconteceu no surgimento da pandemia. Reinventar a atuação e a organização interna é um desafio, principalmente para empresas de pequeno e médio porte, que normalmente contam com uma equipe enxuta. 

Quais os benefícios em buscar esse serviço?
Roberto: O principal é a visão externa do negócio, isenta de cenários internos, principalmente nas empresas familiares. A consultoria ou mentoria de negócios, por estar em constante atualização, fornece insights para a otimização das atividades, fomentando a análise aprofundada do fluxo e identificando situações que, muitas vezes, passam despercebidas pelos gestores. A vivência de mercado do consultor também é muito determinante para levar resultados positivos para as empresas, já que por meio da sua visão é possível criar parâmetros para que o apoio seja estratégico.

Quais os principais pontos abordados em uma consultoria?
Roberto
: Depende muito do direcionamento dos trabalhos, podendo englobar todas as partes da empresa ou ser segmentado para setores específicos. Particularmente, atuo com o planejamento estratégico, mercado, vendas e a gestão do negócio. 

Existe algum estágio ideal para uma empresa buscar esse serviço?
Roberto
: O ideal seria iniciar o negócio com a orientação e alterar a consultoria na medida que a empresa cresce, buscando visões diferentes e podendo evoluir até para a formação de um conselho consultivo. Mas não existe o momento perfeito e sim o momento que a empresa está mais receptiva para este tipo de serviço já que, para a eficiência da parceria, é determinante que exista uma sintonia entre o consultor e a organização. 

Em longo prazo, como uma consultoria impacta na gestão dos negócios?
Roberto:
Com um serviço estruturado, a consultoria empresarial fomenta a segurança de informações e o conhecimento do mercado. Permite que as estratégias se tornem mais claras e definidas para que o posicionamento do negócio seja mais assertivo. Este posicionamento pode estar associado ao network do próprio consultor, aproximando a empresa e seus gestores de contatos estratégicos no mercado, criando mecanismos que solidificam a atuação da empresa e promovam a escalabilidade. 

Fonte do conteúdo selecionado Economia SC
Por Economia SC DROPS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


Notice: Undefined index: cookies in /home/pamplona/public_html/wp-content/plugins/live-composer-page-builder/modules/tp-comments-form/module.php on line 1638