As Vantagens de um Gerente de Projetos para os Negócios da sua Empresa

Há muitas razões para a contratação de um gerente de projetos em uma empresa em tempos de elevada competitividade e crises econômicas consecutivas. Por definição, conforme a 5ª. Edição do Guia PMBOK:

“O Gerente de Projetos é o elo entre a estratégia organizacional e sua equipe. Ele precisa ter habilidades técnicas para gerenciar o projeto alinhando-o à estratégica organizacional. Os gerentes de projetos eficazes devem possuir uma combinação equilibrada de habilidades éticas, interpessoais e conceituais para ajudá-los a analisar situações e interagir de maneira apropriada.”

O gerente de projetos é, portanto, uma solução gerencial efetiva para garantir a execução das atividades de cada etapa de um projeto, ele emprega os recursos de forma inteligente, monitora todas as atividades buscando incrementar a produtividade e a aplicabilidade, evita desperdícios desnecessários, além de prever e controlar eventuais riscos para o projeto.

Haja visto que a grande maioria das empresas precisam desenvolver internamente projetos que não estão relacionados com a sua atividade principal, a transversalidade dos conhecimentos de um gerente de projetos faz-se necessária nestas circunstâncias, já que ele tem o potencial para, mesmo com falta de recursos e prazos que muitas vezes não condizem com a realidade, conquistar melhores resultados.

Conforme dados do Project Management Institute (PMI), até 2027 serão necessários 87,7 milhões de gerentes para atender as demandas das empresas. No Brasil, temos a quinta maior demanda de gerente de projetos do mundo.

Em época de cortar gastos, muitas empresas consideram que a contratação deste tipo de profissional vai onerar o orçamento, mas na realidade o gerente de projetos é o profissional que pode, de fato, garantir que os objetivos, o orçamento e os prazos estejam alinhados. Ainda que a contratação deste profissional possa elevar o custo total de um projeto em até 20%, a excelência operacional de um gerente de projetos vai fazer esta diferença desaparecer na hora da entrega de resultados.

O acesso a todo tipo de informação que um gerente de projetos acumula é vital para os negócios de uma empresa já que estas informações são fundamentais para a tomada de decisão. Além da parte operacional, ele é um ótimo conselheiro para setores vitais de uma empresa, seja na área logística, financeira, de recursos humanos, em tecnologia e, assim, por diante.

No que diz respeito aos riscos de investimento em um projeto, é o gerente de projetos o profissional com conhecimento para avaliar estes riscos, antecipar eventuais problemas que podem advir, otimizar os recursos necessários de forma rígida para, com uma margem de segurança, não serem necessários aportes financeiros adicionais, evitar a necessidade de improvisar, comunicar a empresa a necessidade de ajustes em uma determinada etapa do projeto, trabalhando em situações de grande pressão, com foco na produtividade.

O gerente de projetos é um profissional que deve apresentar qualidades únicas para os diferentes tipos de desafios que ele encontra no mercado, atendendo a todo tipo de negócios e empresas:

– Capacidade de organização, com um cronograma com escopo e custos;

– Capacidade de solucionar problemas, em busca da inovação;

– Capacidade de liderar equipes, com grande habilidade em comunicação;

– Cumprimento de prazos, otimizando recursos;

– Capacidade de lidar com mudanças e incertezas, antecipando riscos;

– Conhecimento interdisciplinar em diferentes áreas;

– Delegar funções com base nas qualidades dos membros de uma equipe;

– Capacidade de negociação que atenda as diferenças em um time;

– Capacidade empática e objetiva na gestão de conflitos;

No atual cenário econômico em que todos vivemos, com uma crise econômica mundial, após a pandemia da COVID-19 e a Guerra na Ucrânia, o gerente de projetos é o profissional com os recursos necessários para ajudar empresas de diferentes setores na sua recuperação econômica, tornando-as mais competitivas, ágeis e inovadoras. 

A Pamplona Consultoria é uma empresa especializada em Governança familiar e empresarial, gestão estratégica, mudança organizacional, PMO’s corporativos, times de alta performance e novos negócios. Ricardo Pamplona é empresário e idealizador do negócio, tendo como lema a transformação de ideias em oportunidades e realizações de sucesso. Com experiência de mercado em diferentes segmentos de atuação como tecnologia, logística, manufatura, educação, administração e gestão de projetos, a Pamplona Consultoria atende empresas em setores altamente competitivos que enfrentam desafios como a Gestão 4.0, novos modelos de relacionamento com o cliente e o trabalho de gestão de mudança com executivos e seus colaboradores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


Notice: Undefined index: cookies in /home/pamplona/public_html/wp-content/plugins/live-composer-page-builder/modules/tp-comments-form/module.php on line 1638