A importância do profissional de Coaching

Coaching é uma metodologia de desenvolvimento e capacitação humana que possui alto índice de crescimento no cenário atual. O profissional de Coaching utiliza técnicas e conhecimentos de diversas ciências como administração, recursos humanos e psicologia.

O Coaching é um formato de treinamento de grande importância, pois visa melhorar o desempenho pessoal e profissional em um curto espaço de tempo e da maneira mais efetiva. Por meio desse processo são destacadas as características individuais, para que haja um completo desenvolvimento. O principal objetivo é o aproveitamento máximo do potencial de cada pessoa, levando-a a alcançar suas metas de forma rápida e eficaz.

“COACHING é um processo de evolução contínua, conquistada através do uso adequado de modelos, técnicas e ferramentas pelo profissional COACH em parceria com o COACHEE.” Clarisse e Ronald

“Nosso principal objetivo é encontrar alguém que nos motive a fazer tudo que somos capazes.” Ralph Waldo Emerson.

“Coaching é uma relação de parceria que revela/liberta o potencial das pessoas de forma maximizar o desempenho delas. É ajudá-Ias a aprender ao invés de ensinar algo a elas”. Timothy Galwey

Como funciona

O processo é dividido em sessões realizadas individualmente ou em grupo, durante as quais o profissional chamado de Coach irá estimular e ajudar o Coachee a desenvolver suas habilidades. É um procedimento flexível e, portanto, pode ser adequado para diferentes contextos e públicos.

O primeiro passo é definir o estágio atual, ou seja, quais as características e peculiaridades do Coachee. O segundo passo é estabelecer as metas e objetivos. Assim juntos, Coach e Coachee, elaboram um planejamento e estratégias para sair do estagio atual e alcançar o desejado, com eficiência e no menor tempo possível.

O coaching pode ser entendido como uma conversa, que tem finalidade de definir e alcançar resultados. Durante o dialogo o Coach propõe situações e novos pontos de vistas, induzindo o pensamento critico do Coachee, o procedimento tem como objetivo estimulá-lo, orientá-lo e desafiá-lo a crescer e melhorar seu desempenho.

Dessa forma, o Coachee se identifica e passa a experimentar novas atitudes e comportamentos, e como os estímulos passa aprende mais com suas experiências, sejam elas negativas ou positivas.

Resultados

O coaching empresarial e o pessoal são as principais áreas, como exemplos coaching de negócios, coaching de carreira, coaching financeiro, coaching esportivo, coaching de saúde, coaching de relacionamentos, coaching educacional, entre outros. Houve um crescimento na procura do coaching, principalmente por empresas, motivado pela necessidade de lidar com as mudanças que o mercado de trabalho passou. Os gestores buscam um profissional que ofereça suporte para fechar ciclos de aprendizagem e levar seus colaboradores ao melhor desempenho.

Assim é de extrema importância que durante todo procedimento de Coaching, os participantes estejam focados e busquem o mesmo resultado. Nessa etapa o Coach irá orientar o Coachee qual o melhor plano de desenvolvimento de carreira.

Algumas pessoas procuram um Coach com objetivos e metas pessoais. Mas com o treinamento e a elaboração de estratégias, muitas vezes leva o Coachee a desenvolver outra competência de uma área diversa. Assim são descobertos novos objetivos e novas metas serão traçadas, para que o desenvolvimento do Coachee se torne concreto.

Durante o processo de coaching, várias áreas podem ser trabalhadas a fim de alcançar novas habilidades e desenvolver competências.

No coaching pessoal ao trabalhar a área da prosperidade e felicidade, temos como resultado melhoria no desempenho, aumento do número de conquistas, satisfação pessoal e realização profissional, melhoria nos resultados financeiros.

Nas áreas que envolvem qualidade de vida e saúde, os resultados são uso qualitativo do tempo, equilíbrio entre a área profissional e pessoal, diminuição do stress, melhora na disposição e energia.

Na área de relacionamento, podemos citar como possíveis resultados o desenvolvimento de habilidade para resolução de conflitos e dúvidas, melhora no entendimento e aceitação do outro, e desenvolvimento da comunicação.

Na área de autoconhecimento, os resultados serão referentes à melhoria da autoestima, autoconfiança, do conhecimento e aceitação próprio, bem como do controle de emoções.

Já na área de planejamento, teremos o alinhamento dos valores e princípios pessoais, melhoria no processo de aprendizado, aumento da flexibilidade, melhoria no foco e administração do tempo.

Coaching Integral Sistêmico

É um processo de desenvolvimento que ampliou o coaching clássico com perguntas poderosas, metas e plano de ação, devido às crescentes demandas de empresas e clientes, na criação de uma metodologia única, profunda e extremamente eficaz. O CIS é capaz de promover mudanças radicais, muitas vezes já na primeira sessão.

Denomina-se Integral, porque neste método utilizam-se os dois hemisférios cerebrais: o esquerdo, responsável pela parte cognitiva e racional; o direito, pelas emoções, crenças e intuição. Afinal é importante que as ferramentas se alinhem às competências emocionais para pô-las em prática. Não adiantar firmar objetivos extremamente bem elaborados e não ter as aptidões emocionais necessárias para vivê-los.

O método sistêmico diz respeito a construção da área pessoal e profissional que forma um único ser humano, e a consciência de que se uma das áreas esta deficitada o prejuízo é para o todo. Assim para que um profissional tenha um sucesso continuo, deve ter cuidado com sua saúde, família, ter laços sociais consistentes, uma vida financeira estável, e ter realização pessoal.

Algumas abordagens similares ao Coaching:

O Coaching avalia o presente e o futuro, e trabalha com objetivos e metas desejadas.

Mentoring: é a orientação e transmissão de conhecimentos de um colega sênior, possuidor de maior experiência na área e também na melhor maneira de equilibrar a profissão com a vida pessoal. Ele dará conselhos, passará sua experiência e atuará como exemplo.

Counseling: propõe-se a trabalhar com aqueles que se sentem constrangidos ou insatisfeitos com sua vida. O Aconselhamento fornece orientação e conselhos. O counselor (conselheiro) trabalha para sanar os problemas individuais.

Terapia: trabalha com a pessoa que busca solução para psicológicos ou físicos. A terapia lida com a saúde mental do cliente e, para tanto, muitas vezes busca as razões dos problemas no passado e o alívio do sofrimento mental.

Treinamento: propcia o desenvolvimento de habilidades e a assimilação de conhecimento por meio de estudo, experiência ou ensino. O treinador, por definição, é o especialista e o treinamento foca em habilidades específicas necessárias para alcançar resultados imediatos.

Consultoria: o consultor, possuidor de experiência e conhecimento especializado no ramo do negócio soluciona problemas e desenvolve o negócio. Ele oferece um pacote de soluções a serem implementadas em uma organização segundo sua expertise. O consultor lida com a organização como um todo ou com partes dela.

Coaching online

Nos EUA 80% dos atendimentos de Coaching são realizados online ou por telefone, seguem algumas dicas para realizar atendimentos nesse formato.

Não é necessário utilizar um notebook de alta geração, nem uma câmera com diversos recursos. Outra questão e superar os institutos que ensinam sobre o rapport (olho no olho) existem muitas maneiras de se gerar rapport online. Tudo que você precisa para atender online é de uma ótima conexão com a internet.

Seja sempre pontual, envie e-mail, ou faça contato por outros aplicativos de bate-papo pelo menos trinta minutos antes avisando ao Coachee que em breve darão inicio aos trabalhos. Essa mensagem é importante para incentivar o comprometimento do Coachee e para que perceba o quanto você está atento e valorizando o processo.

Aprenda a calcular mentalmente o tempo das suas sessões, assim estará condicionado a atender e oferecer o melhor para o seu Coachee em exatamente uma hora. Tornando as sessões menos cansativas e mais atrativas, o que irá contribuir para a rapidez dos resultados.

Oriente o seu Coachee previamente sobre o que ele precisa saber, deixando-o confortável na sessão, preparar um ambiente seguro, com pontualidade, além de um recipiente com água para ele não precisar se locomover. Diga sempre ao seu Coachee que o mais importante em todo esse processo é o bem-estar dele.

O uso da câmera deve ser sempre escolha do Coachee, para tanto, no caso de escolher sem o vídeo, é necessário se especializar em voz e emoção, a fim de que se conectem sem a imagem. O não uso da imagem pode deixar os coachees mais a vontade para compartilharem suas dificuldades e emoções.

O mais importante durante as sessões é que o Coachee se sinta confortável e que estabeleça uma relação de confiança com o Coach, assim juntos poderão traçar as metas e cumpri-las. Para tanto o Coach deve buscar se qualificar para que agregue maior confiabilidade ao seu trabalho, o qual se verificará por meio dos resultados obtidos.

10 Competências que todo Coach deve ter

  • Ética e Confidencialidade;
  • Segurança;
  • Não julgar;
  • Ouvir ativamente;
  • Comunicação clara;
  • Realizar feedback construtivo e realista;
  • Planejar e estabelecer metas;
  • Gerar consciência, sensibilização e ação;
  • Orientar e sugerir tarefas;
  • Mensurar resultados.

 

Fonte: Solides

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