Due diligence: a importância para a efetivação de novos negócios

Due diligence é o nome dado para o procedimento feito visando avaliar as condições de risco que um relacionamento com pessoas ou empresas pode oferecer.

A realização da due diligence tem como principal objetivo levantar um histórico detalhado da organização, seja os aspectos financeiros, jurídicos ou pessoais de determinada empresa. Ela serve para reunir informações importantes e, dessa forma, oferecer uma maior segurança durante o momento em que uma empresa está passando por algum tipo de negociação. 

Essa negociação pode ser a aquisição de um novo negócio, a fusão de empresas, um novo investimento, compra ou venda e qualquer outro tipo de processo que envolva algum possível risco às partes envolvidas. 

Como ferramenta de análise interna, a due diligence permite avaliar a viabilidade de investimentos, criar projeções futuras, verificar se certas transações comerciais estão em conformidade, descobrir fraudes cometidas por fornecedores, funcionários ou clientes, expor fraquezas e ameaças, avaliar riscos e oportunidades, analisar a concorrência, entre outros aspectos. 

Assim, com um trabalho cuidadoso e completo de coleta e análise de dados, será possível dar seguimento a eventuais negociações com maior segurança.

Para uma das partes do negócio, o processo de due diligence permite aumentar as chances da escolha adequada, identificar e gerenciar riscos, confirmar a rentabilidade, conhecer melhor o funcionamento da empresa, entre outros. Já para a outra, o processo reduz as chances de reclamações após o fechamento do negócio, já que todas os dados foram previamente expostos e analisados, antecipa problemas e prevê soluções e conhece melhor a própria empresa para dar informações ao comprador.

Tudo isso deve ser realizado por profissionais qualificados, com conhecimento em direito empresarial e eventuais riscos inerentes a esse tipo de negócio.

por Roberta Ecker e José Claudio Rorato Filho
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