Andre Staedele
Consultor, Mentor & Conselheiro
1. Por que um conselheiro consultivo precisa trabalhar suas competências comportamentais?
Um conselheiro consultivo é alguém que fornece conselhos, compartilha vivências e orientações estratégicas para a alta direção e gestores de uma organização com base em seus conhecimentos, habilidades e atitudes. Portanto precisa trabalhar suas competências comportamentais para melhorar sua capacidade de se comunicar efetivamente, estabelecer rapport com o seu público, demonstrar empatia e compreensão, lidar com situações desafiadoras de forma adequada, facilitar a resolução de problemas, a fim de melhor ajudar e se posicionar de forma sabia, exercitando a todo tempo a sua inteligência emocional.
Aqui seguem alguns exemplos das competências comportamentais mencionadas:
1. Empatia: Capacidade de se colocar no lugar do cliente, compreender seus sentimentos e perspectivas, e demonstrar genuíno interesse e compaixão.
2. Escuta ativa: Habilidade de ouvir atentamente, prestando total atenção, fazendo perguntas claras e oferecendo feedback reflexivo para demonstrar compreensão.
3. Comunicação clara: Capacidade de transmitir informações de forma clara, concisa e compreensível, adaptando-se ao seu estilo de comunicação e garantindo que a mensagem seja adequadamente transmitida.
4. Habilidades de resolução de problemas: Capacidade de ajudar na identificação de problemas, explorar possíveis soluções, avaliar os prós e contras de cada opção e desenvolver um plano acionável para alcançar seus objetivos.
5. Inteligência emocional: Capacidade de reconhecer e gerenciar suas próprias emoções, mantendo a calma, a objetividade e evitando deixar suas emoções pessoais interferirem no trabalho de aconselhamento.
6. Estabelecimento e manutenção de relacionamentos: Capacidade de construir uma relação sólida com o cliente, baseada em confiança, respeito mútuo, colaboração e confidencialidade.
Essas competências comportamentais são essenciais para que um conselheiro possa oferecer suporte efetivo aos gestores e suas equipes e ajudá-los em seu processo de crescimento e mudança.
2. Como um conselheiro consultivo pode trabalhar sua trilha de desenvolvimento individual?
Um conselheiro pode trabalhar sua trilha de desenvolvimento individual por meio das seguintes estratégias:
1. Autoavaliação: Identificar suas próprias habilidades e realizar autoavaliação regular para identificar áreas de força e oportunidades de crescimento, refletindo sobre o próprio estilo.
2. Feedback: Buscar feedback regularmente de parceiros e clientes para identificar áreas de melhoria.
3. Estabelecer metas: Definir metas claras e específicas para desenvolver competências comportamentais específicas.
4. Educação continuada: Participar de cursos, workshops, seminários e conferências relacionados às atividades de aconselhamento e desenvolvimento comportamental para expandir seus conhecimentos e habilidades.
5. Prática deliberada: Realizar exercícios práticos e simulações para desenvolver habilidades comportamentais.
6. Leitura e pesquisa: Ler livros, artigos e estudos atualizados sobre teorias, técnicas e abordagens para se manter atualizado com os avanços na área.
7. Mentoria ou coaching: Buscar orientação de profissionais experientes na área para auxiliar no desenvolvimento individual. É um aprendizado contínuo e até os mestres tem mestres.
8. Autoreflexão: Regularmente refletir sobre as experiências, identificar lições aprendidas e ajustar a trilha de desenvolvimento conforme necessário.
9. Autocuidado: Priorizar o autocuidado físico, emocional e mental, buscando equilíbrio entre vida pessoal e profissional, praticando técnicas de mindfulness e cuidando da própria saúde.
Ao investir na própria trilha de desenvolvimento individual, um conselheiro consultivo pode aprimorar suas habilidades de aconselhamento e influência, manter-se atualizado com as melhores práticas e proporcionar um suporte cada vez mais efetivo aos seus clientes.
3. Quais os grandes desafios do conselheiro no seu desenvolvimento comportamental?
Alguns dos grandes desafios do conselheiro consultivo abrangem seu desenvolvimento comportamental de compreensão, de comunicação, de gestão de conflitos e poder de influência.
O conselheiro consultivo tem que lidar com conflitos, ansiedade e angústias dos clientes oferecendo escuta ativa, validando suas emoções e fornecendo apoio emocional e direcionamento racional.
O conselheiro tem que lidar com a resistência à mudança oferecendo empatia, compreensão e validação das preocupações da alta direção e gestores. Além disso, é importante explorar as razões por trás da resistência, compreender comportamentos, fornecer informações e perspectivas diferentes, e trabalhar em conjunto para identificar possíveis soluções e estratégias de apoio à mudança para melhor.
O conselheiro também trata com questões éticas seguindo os princípios e códigos de conduta estabelecidos pela profissão. Isso inclui manter a confidencialidade, agir com integridade, respeitar os direitos e autonomia do cliente, saber evitar conflitos de interesse e buscar supervisão ou consultoria ética quando necessário.
Se tornar um bom conselheiro não é para todo mundo… O conselheiro consultivo enfrenta um conjunto de desafios de desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes diversas abrangendo comportamento e psicologia organizacional, desenvolvimento de lideranças e equipes, estratégia, inovação, ética, sociedade, macro economia, compreensão de segmentos de negócios, análise e solução de problemas, além de outros aspectos relevantes para seu trabalho. Aspirante a conselheiro, você está preparado para abraçar este conjunto de desafios?