Nossa História

Parece que foi ontem, mas já vai longe o ano de 2005 em que Ricardo Pamplona, após dar início à Jornada de Tecnologia, decidiu que era a hora de abrir a sua própria empresa. Recém-formado em Direito e especializado em Direito de Franquias, a Pamplona nasce como Pamplona Consultoria e Franchising. Na época, havia a expectativa de novos negócios neste ramo, assim as nossas atividades foram se intensificando para o setor.

Ricardo Pamplona sempre foi bastante hábil para reconhecer os diferentes perfis dos seus colegas de trabalho, articulado para conectar pessoas e encorajá-las a trabalhar em equipes, além da grande inteligência para traduzir as conexões entre negócios de diferentes segmentos. Curioso, disciplinado, determinado e com uma enorme sede de aprendizado, sempre que tinha a oportunidade, não media esforços para que o seu estilo de liderança – empática, resiliente, objetiva e transformadora – e a sua visão de gerenciamento, beneficiassem projetos que envolviam, desde jovens empreendedores até empresários experientes em suas atividades. Não demorou para que se tornasse um profissional reconhecido por seus pares, independente da natureza do negócio.

Em 2008, a empresa na qual iniciou a jornada foi adquirida por um grande player do mercado, e pelo cenário de intensas trocas com profissionais e diferentes negócios do setor de TI, além das mudanças constantes no segmento, a permanência neste ambiente se estendeu por muitos anos, redefinindo a trajetória de Ricardo Pamplona que se tornaria Gestor de Projetos em Tecnologia, em uma estadia enriquecedora nesta atividade.

Viviane Pamplona, esposa e parceira de negócios, deixou as suas atividades como Analista de RH no setor de saúde em 2015 para fazer parte da Pamplona Consultoria colaborando na organização do Backoffice. Este também é um momento importante da nossa trajetória e da revisão estratégica para a empresa, já que os serviços da Pamplona com o seu principal cliente são interrompidos e o empreendimento passa por uma série de ajustes do modelo de negócios. É neste ano ainda que passamos a fazer parte do Núcleo de Gestão Empresarial (NGE) da Associação Empresarial de Joinville (ACIJ), lugar em que fomos acolhidos por um time de profissionais de alta capacidade técnica e conduta profissional exemplar.

Os anos posteriores abraçam o processo de expansão, em que experiências multisetoriais e multicamada em Governança, Tecnologia e Gestão de Projetos geram uma cadeia de interações enriquecida com os ciclos de inovação, fusões & aquisições (M&A) e desenvolvimento de negócios. Em 2017, novos consultores são conectados à Pamplona em diferentes áreas de conhecimento, em rodadas de participação com projetos cada vez mais complexos e desafiadores. No aumento do grau das dificuldades, afinamos os instrumentos pessoais e profissionais de toda equipe, sempre em busca da excelência profissional e da alta performance dos times. No mesmo ano, Ricardo Pamplona ocupa a posição de Conselheiro na ACIJ, pelos intensos e constantes esforços estratégicos nos movimentos colaborativos da instituição.

Pelo NGE ACIJ, desenvolvemos com vários consultores, hoje sócios e parceiros de negócios, o Planejamento Estratégico da ACIJ, um marco e um orgulho para a Pamplona.

Foi em 2020 que todos fomos testados e desafiados pela pandemia do Coronavírus (COVID-19), uma calamidade sanitária que causou a perda de vidas, de negócios, de clientes, e nos impeliu a uma pausa para refletirmos sobre os nossos valores e propósitos. Foi um ano divisor de águas, já que precisamos nos reinventar e reavaliar as antigas e as novas oportunidades de um mundo que persistia, apesar das evidentes dificuldades sanitárias, sociais e econômicas. Pelas mãos da Pamplona Consultoria, colaboramos fortemente na gestão dos grupos de trabalho colaborativos da ACIJ, na manutenção das atividades em seus clientes e no desenvolvimento de novas formas de conduzir os negócios em um mundo virtual, em que o isolamento social e o distanciamento poderiam garantir a segurança das pessoas e, de fato, salvar vidas. Felizmente, foi uma ocasião em que estávamos também muito envolvidos no universo de negócios logísticos, que foi, aliás, um dos menos afetados pela pandemia. Atravessamos o ano de 2020 nos recompondo e nos recriando como sujeitos históricos que somos, além dos responsáveis por uma marca que acabaria se enriquecendo cada vez mais com o curso dos acontecimentos.

Em 2021, ficou bastante evidente para Ricardo e Viviane Pamplona que eles já não poderiam estar sozinhos nos negócios. Ricardo Pamplona estava novamente dedicado a um único cliente e carecíamos de mais pessoas que revitalizassem a nossa energia em Gerenciamento de Projetos para atender com qualidade as necessidades de nossos antigos clientes e dos novos que chegavam. Assim, nos últimos meses do ano, ajustamos os nossos sonhos, expectativas e propósitos criando a Pamplona Associados, pela associação com André Staedele e José Carlos Jacomini, dois profissionais, amigos e parceiros cujos caminhos se cruzaram encontrando forte convergência de valores, crenças e abordagens. Nesta configuração, André Staedele assume a posição de CEO da Pamplona Associados, José Carlos Jacomini é o nosso novo Diretor de Serviços, Viviane Pamplona atua como Gestora do Backoffice e Ricardo Pamplona é nosso Fundador Conselheiro.

Uma grande marca nasce de uma longa trajetória baseada em muito trabalho, aprendizado e sacrifícios. Para qualquer mercado, a solidez de um negócio e o seu real valor estão na sua experiência, nas soluções inovadoras e resolutivas que tem a oferecer. A Pamplona passou por muitas fases no seu amadurecimento, desde a descoberta da sua vocação até a conquista do seu espaço no mercado de consultoria corporativa. Nós nos orgulhamos de fazermos parte da história de pessoas e negócios que ajudaram Joinville e a região Norte de Santa Catarina a se tornarem a singularidade macroeconômica que são, com reconhecimento em todo o território nacional e no exterior.

São mais de 17 anos de muito estudo, descobertas, trabalho, parcerias e de uma incansável reengenharia interna para nos tornarmos aquilo que sempre buscamos ser: uma empresa e uma marca de valor, com ética e cultura intrínsecas, feita de parceiros ricos em propósito, determinação e experiência de mercado, e com o que há de mais eficiente e moderno em termos de práticas de gestão empresarial. Somos o que somos pelo longo convívio com cada cliente que nos escolhe todos os dias, todos estes anos, na busca incessante pelo melhor. A nós, só nos resta agradecer e seguir adiante em busca do aperfeiçoamento contínuo!

         Rua Evaristo da Veiga, 101 – Glória, Joinville – SC, 89216-215
         (47) 3467-4857 | (47) 99687-4548
         atendimento@pamplona.adm.br